sábado, 7 de março de 2009

ITABUNA NA BAHIA E A EPIDEMIA DE DENGUE - BACIA DO RIO CACHOEIRA

Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira

Invasão do Cachoeira

A paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio cachoeira entre a Vila Cachoeira e o bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, aos poucos vem sendo alterada. Está ocorrendo uma invasão lenta e continuada que aos poucos modifica o meio.São famílias advindas da crise econômica do país, agravada pela crise regional do cacau. Retirantes do Cacau, um exército de homens, mulheres e crianças expulsas das áreas que antes viviam e trabalhavam, procuram uma greta de luz na esperança de refazer a vida e criar seus filhos. Muitas vezes saem de suas cidades, despercebidamente na madrugada por não poder saldar os débitos contraídos. A crise do cacau deixou aproximadamente 250.000 desempregados que peregrinam pela Bahia e por diversas regiões do país. De um modo geral eles procuram os centros maiores, a exemplo de Itabuna e Ilhéus.Por sua vez estas cidades não estão estruturadas para receber um crescimento social sem planejamento, provocando reações de desequilíbrio social na estrutura funcional dessas cidades.

O cachoeira que ao longo de sua trajetória vem sofrendo um processo de degradação visível pelos impactos negativos, provocados principalmente pelos centros urbanos dos 10 municípios que fazem parte da bacia hidrográfica, já não mas oferece qualidade em suas águas e conseqüentemente nos frutos oriundos dela, pondo em risco aqueles que desfrutam de seu uso, a exemplo dos marginalizados da pirâmide social que não tem outra alternativa e lamentavelmente as crianças são as maiores vitimas.

O cachoeira estende o seu leito como se os braços estivesse abrindo,cede suas margens e recebe a todos que a ele recorre: sem terras, sem casas, sem empregos e até os sem esperanças. Uma rede de descriminados pela própria espécie. Pessoas que não encontram apoio no meio urbano, buscam o aconchego do rio e se sentem tão bem que ignoram o risco que é exposto, nascendo daí uma cumplicidade fraterna.O líquido precioso que faz parte da vida e de todas as necessidades do cotidiano, matando a sede e a fome, amenizando essa doença típica do ser humano chamada "pobreza". Este mesmo rio exige desses seus filhos adotivos, uma relação de respeito para que ele possa perenizar-se e continuar o seu papel de equilibrar a vida.

Fotos: Ed Ferreira



Invasão do Cachoeira

Invasão do Cachoeira

Invasão do Cachoeira

Invasão do Cachoeira

Baía do Pontal


fonte: http://www.itabuna-ba.com.br/photosintese012a.htm

2 comentários:

  1. olá nasci em Itabuna GOSTARIA DE SABER A HISTÓRIA LOCAL DESTE MUNICIPIO QUAL BIBLIOGRAFIA ME INDICARIA?

    ResponderExcluir
  2. ola minha avo nasceu ai gostaria de achar seus familiares ,ja faz mais de 50 anos que ela saiu dai,,queria saber como faço?sobrenome dela e OLINDA RAMOS,ELA TINHA IRMAOS,E FOI CRIADA PELA MADRINHA,

    ResponderExcluir