sexta-feira, 7 de agosto de 2009

COMEMORAÇÕES DO 28º ANIVERSÁRIO DO GERMEM - BAHIA


1620 -AGENDA
Aliança BECE-RECOsRedes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras

Agenda nas Comemorações do 28º Aniversário do GERMEM,
a ONG mais antiga da Bahia!

O GERMEM, o Projeto BECE (sigla em inglês)
Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais e demais parceiros formam a Aliança RECO’s - Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras, para realizar esta agenda.

Agenda nas Comemorações do 28º Aniversário da ONG mais antiga da Bahia

17 e 18 de Agosto
(para ONGs, movimentos sociais e populares)

20 e 21 de Agosto
(para empresas e governos)

19 de Agosto (palestra gratuíta)

22 de Agosto – Caminhada de Alerta contra o Aquecimento Global do Farol da Barra ao Morro do Cristo

CURSO
PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO REGIONAL PARA O MERCADO DE COMMODITIES AMBIENTAIS

O GERMEM, o Projeto BECE (sigla em inglês)
Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais e demais parceiros formam a Aliança RECO’s - Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras, para realizar esta agenda

PLANO DE ENSINO

I – EMENTA
Introdução ao desenvolvimento de projetos econômico-financeiros para o mercado de commodities ambientais e espaciais.
Efeitos do mercado na cultura e economias locais e vice-versa.
Relação com o mercado internacional.
Agronegócios, Econegócios e a integração comunitária com a Indústria e Serviços (comércio).
Construção coletiva da proposta de implantação do Mercado de Commodities Ambientais e Espaciais na região indicada como subsídios e percepções na operacionalização dos Fóruns BECE; Projeto BECE.– Brazilian Environmental Commodities Exchange.

II - OBJETIVOS
Introduzir conceitos e modelos gerenciais para implantação de atividades socioambientais em comunidades baseado nas Commodities Ambientais e Espaciais. Estruturar um plano micro-econômico para o emergente Mercado Sócioambiental na região analisada.
Dentro das oportunidades e desafios que a nova configuração de mercado apresenta as empresas, governos, sociedade civil para formação de profissionais, a “Responsabilidade Socioambiental” aparece como ferramenta de extrema importância analítica-estratégica. A demanda do mercado e a pressão da sociedade pela atuação ambientalmente sustentável e participação social das empresas está no centro das relações econômicas decidindo sobre seu desenvolvimento e/ou estagnação. E neste contexto surgem conceitos e modelos gerenciais para uma gestão responsável e avançada tecnologicamente. As commodities ambientais e espaciais produzidas para e pelas comunidades, são alternativas de ação socioambiental para instituições que almejam atuar cooperativamente construindo sociedades sustentáveis.
· Introdução ao desenvolvimento de projetos econômico-financeiros para o mercado de commodities ambientais.
· Efeitos do mercado na cultura e economias locais e vice-versa.
· Relação com o mercado internacional.
· Agronegócios, Econegócios e a integração comunitária com a Indústria e Serviços (comércio).
· Construção coletiva da proposta de implantação do Mercado de Commodities Ambientais na região indicada como subsídios e percepções na construção dos Fóruns BECE;

III – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Definir o que são Commodities Ambientais e Espaciais
Origem do conceito;
A importância dos negócios agro-ambientais e industriais na geração de empregos;
O papel das Commodities Ambientais na soberania nacional;
O potencial do Mercado de Commodities Ambientais Brasileiro e a importância da participação das comunidades na construção de um novo mercado.
Diferenças conceituais e operacionais entre o Mercado de Commodities Ambientais/Espaciais e Mercado de Carbono;
Mercados Emergentes Ambientais e seus Derivativos (Derivado de Ativos)
Matrizes: água, energia, biodiversidade, madeira, minério, reciclagem e controle de emissão de poluentes (água, solo e ar)
2. A Importância da Conceituação Brasileira na Aplicabilidade da Cultura Local
Gerando Negócios para gerar empregos.
3. Como Funciona ou o que Funciona no Mercado Internacional
Commodities Ambientais como fonte de captação de recursos financeiros e reorganização econômica para o fortalecimento das comunidades.
4. Commodities Ambientais e os Setores Produtivos
Fator empregabilidade nos setores produtivos x profissionais liberais;
Geração de negócios para o setor agro-florestal, industrial e serviços;
O papel das entidades representativas de classe, associações, cooperativas, entre outras na organização de um plano econômico sócio-ambiental através do Projeto BECE;
Commodities Ambientais: moeda com lastro brasileiro nas negociações financeiras internacionais para o crescimento econômico sustentável.
5. Marketing & Agronegócios versus Marketing & Econegócios
Selos Commodities Ambientais - Força da imagem na Marca Brasil;
Organograma estratégico BECE - O importante papel das redes de informação na Internet;
Núcleos de Estudos, Fóruns virtuais e RECOs - Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras;
6. Projeto BECE – (sigla em inglês) Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais
DESAFIO BECE – Proposta para o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica que se transformou em projeto de envergadura continental;
Operacionalização do Projeto BECE, o papel dos setores agro-florestal, industrial e de serviços na formação do mercado de commodities ambientais brasileiro e suas influências no mercado internacional;
Contribuindo para o aprimoramento do Projeto BECE (elaborar um projeto regional econômico-financeiro para os setores agro-florestal, industrial e de serviços a partir de pressupostos de manejo sustentável);
Identificando parcerias e potencialidades das produções locais (formando equipes multi e interdisciplinar com a sociedade civil organizada)
7. Desenvolvendo Projetos Econômico-Financeiros:
Identificando a região a ser contemplada e suas potencialidades;
Investindo em Recursos Humanos;
Construindo parcerias empresarias e financeiras;
Elaborando um Projeto de "Vida Pessoal";
Sacando da gaveta propostas frustradas e transformando-as em propostas concretas;
Vendendo seu projeto e suas idéias no mercado interno e externo.
9. Onde Está O Dinheiro?
Viabilizando e operacionalizando o novo mercado de commodities ambientais e Espaciais;
Análise e avaliação da proposta para Implantação do mercado de commodities ambientais
Avaliação e encerramento do curso.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Análise e avaliação da proposta para Implantação do mercado de commodities ambientais.


PROFESSORA:
AMYRA EL KHALILI
, é Economista, Corecon MG 7053, Idealizadora & Fundadora do Projeto BECE (sigla em inglês) Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais. Com mais de duas décadas de experiência nos Mercados Futuros e de Capitais, tendo ocupado cargos relevantes em Corretoras e Bancos de Investimentos. Foi "dealer" do Banco Central do Brasil, Banco do Brasil, Bombril S/A, Grupo Vicunha entre outros. É profunda conhecedora do Sistema de Garantias e Salvaguardas da BM&F. Foi Professora de Engenharia e Estratégias de Operações em Risco em cursos de extensão da FEA/FIPE/ESALQ- USP/FGV/BM&F/BCSP/ESPM entre outras. Conferencista no exterior e palestrante em diversos seminários para o Ministério Público Federal, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Reforma Agrária, Ministério da Agricultura, Ministério das Ciências e Tecnologia, IBAMA, Embrapa, SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia) entre outros. Participou do Lançamento dos Contratos de Commodities Agropecuárias da BM&F, em especial, fez a Rota da Soja com 30.000 Km e centenas de vôos implantando instrumentos derivativos. Trabalhou no Projeto de Reconstrução Econômica no Líbano que apoiou ao Estado Palestino nos Acordos de Oslo (93). Membro da Comissão de Assuntos Econômicos da Fearab-America (Federación de Entidades Americano Árabes). É fundadora e co-editora da RECOs - Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras, Fundadora do Movimento Mulheres pela P@Z!. É professora de pós graduação e MBA com a disciplina "Economia Socioambiental" em várias Universidades. Indicada para o "Prêmio 1000 Mulheres para o Nobel da Paz" e para o Prêmio Bertha Lutz.
Acesse o Currículo LATTES CnPQ (em atualização)
http://lattes.cnpq.br/4833702809090692

FÓRUNS REGIONAIS BECE
Várias edições do curso "Commodities Ambientais para Comunidades e CTAs" já foram ministradas em diversas regiões do Brasil. A partir das demandas locais, são o primeiro passo para a instalação de Fóruns Regionais (BECE local e RECOs virtual) através dos quais os projetos e produtos receberão aprovação e que serão responsáveis pela definição de pesquisas, produtos e serviços reconhecidos como ambientalmente sustentáveis e socialmente justos daquelas regiões ou seja, possibilitando a geração de ocupação e renda das comunidades envolvidas.
Os Fóruns Regionais BECE tornarão o Projeto BECE uma iniciativa não apenas destas parcerias, mas sim de todas as comunidades locais e entidades que a ele se integrarem através de acordos, protocolos, convênios, entre outros num diálogo democrático e contínuo sobre os Direitos Humanos frente à questão ambiental versus o Mercado Financeiro, até a implantação destes mercados emergentes.

O Projeto BECE nasceu para promover uma economia justa em uma sociedade democrática e ambientalmente sustentável através de um mercado com informações transparentes e cujas relações de poder das instituições da sociedade civil sejam equilibradas entre si e frente ao Estado. Sabe-se, contudo, que, em termos econômicos, não se pode mudar o modo de produção sem mudar o modelo de financiamento e comercialização, com desconcentração da renda nacional, para um novo modelo econômico.

* Agenda sujeita a alteração

Maiores
Informações:
José Augusto Saraiva
email: j.a.saraiva@ig.com.br
Celular (071) 8815.5460

Marcell Moraes
email : marcellcm@yahoo.com.br
Celular (071) 9937.5602

Nenhum comentário:

Postar um comentário