quinta-feira, 26 de novembro de 2009

SANEAMENTO BÁSICO: 5 PRINCIPAIS RAZÕES PARA PARTICIPAR DESSA LUTA



Saneamento básico é a atividade voltada ao abastecimento de água potável encanada e à coleta e tratamento de esgoto, entre outras coisas, como lixo e drenagem, visando sempre à saúde tanto das comunidades quanto do meio ambiente.

Apesar de ser considerado um serviço essencial em todas as sociedades e básico como diz o próprio nome, a deficiência desse serviço causa estragos em diversos países, atingindo principalmente a saúde das crianças.



As 5 principais razões para participar dessa luta são:

1. 1. A falta de coleta e tratamento de esgoto, e a conseqüente contaminação da água por coliformes fecais, matam nossas crianças.
Sete crianças morrem todo dia no país, vítimas de diarréia e outras 700 mil pessoas são internadas a cada ano nos hospitais públicos devido à falta de coleta e tratamento de esgoto.

2. 2. A cobertura de saneamento no Brasil não condiz com um país que aspira destaque global.
Mais de 100 milhões de brasileiros não dispõem de rede de coleta de esgoto sanitário e 48 milhões ainda usam obsoletas fossas sépticas. Nas zonas rurais a coleta atinge apenas 4% da população

3. 3. O Brasil investe apenas um terço do necessário em saneamento.
Nos últimos quatro anos, o investimento foi de 0,22% do PIB, quando deveria ser de 0,63%. Cada R$ 1,00 investido em saneamento representa uma economia de R$ 4,00 em gastos com saúde.

4. 4. Os investimentos em saneamento estão emperrados.
Falta planejamento e gestão.
Os governos federal, estadual e municipal precisam se ajustar às diretrizes da nova Lei do Saneamento e a participação da iniciativa privada no setor deve ser incrementada.

5. 5. O saneamento alavanca a economia.
O investimento estimado pelo setor para a universalização do saneamento vai gerar 550 mil novos empregos por ano

Fonte: TRATA BRASIL - apoio do INTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. sou apenas um, e quero ser muitos na cidade em que vivo a pensar em tratamento das agua não sei nem por onde começar mas estou pedindo a ajuda de todos ligados a essa luta para salvar um pequeno rio que cruza nossa cidade de tabira em pernambuco se tiver algo que possa fazer por nós agradeço, veja o nosso rio que vergonha!!!http://www.youtube.com/watch?v=kBuVH-YegiU

    ResponderExcluir