segunda-feira, 28 de junho de 2010

OS RIOS DA COPA DA ÁFRICA 2010 - GRUPO B

Os países que compõem o Grupo B da Copa do Mundo na África 2010 são:

a) Argentina

b) Coréia do Sul

c) Grécia

d) Nigéria

Conheça os principais rios desses países da Grupo B que participam da Copa do Mundo 2010:




Rio Iguazu - Argentina


Conheça os principais rios desses países do Grupo B, que participam da Copa do Mundo 2010:

A) PRINCIPAIS RIOS DA ARGENTINA



Rio Paraná

Rio Uruguai

Rio Bermejo

Rio Colorado (Argentina)

Rio Deseado

Rio Iguaçu

Rio Negro (Argentina)

Rio Paraná

Rio Pilcomayo

Rio Pinturas

Rio da Prata

Rio Salado Rio Santo Antônio (Paraná)

Rio Uruguai

A hidrografia da Argentina é muito rica, com destaque para as bacias endorréicas, de um lado, com ação humana e, de outro, com ação natural.

Contam-se três redes hidrográficas em território argentino: a da vertente atlântica, que é a mais importante, a do Pacífico, na parte sul da cordilheira dos Andes, e as bacias endorréicas — ou internas — que ocupam um terço da superfície total do país.

Do lado do Atlântico, destaca-se o rio da Prata, nome que se dá ao estuário que é fruto do encontro dos rios Paraná e Uruguai com o oceano Atlântico. Tem mais de 300 km de comprimento, largura que chega a 200 km e descarga média de 23.300m3 por segundo, perdendo na América do Sul somente para a do Amazonas.

O rio Paraná é um dos 15 mais extensos do mundo e tem 1.800km em terras argentinas, sendo mais de 400 navegáveis (até Santa Fé). Seus afluentes mais importantes são, na margem direita, o Paraguai, o Salado e o Carcarañá, e na margem esquerda o Iguaçu, com o qual, na confluência que é ao mesmo tempo argentina, brasileira e paraguaia, forma as famosas cataratas, num arco de quatro mil metros.

O rio Paraguai só tem um pequeno trecho argentino, de margem direita, na fronteira das províncias de Chaco e Formosa com o Paraguai, mas juntamente com seus afluentes Pilcomayo e Bermejo inunda as planícies da região na época das chuvas, criando lagunas e banhados. Já o rio Uruguai marca as fronteiras de Misiones, Corrientes e Entre Rios com o Brasil (Rio Grande do Sul) e o Uruguai. Na maior parte desse percurso é navegável.

Muitos dos rios da vertente atlântica que correm na Patagônia, ou se dirigem para essa região, têm poucos afluentes, com o traço peculiar de irem perdendo parte de suas águas à medida que avançam. Os principais são o Colorado, o Negro (formado pelo Neuquén e Limay), o Chubut, o Deseado e o Chico, este nas imediações da Terra do Fogo.

No interior mais árido e plano são muitas as pequenas bacias hidrográficas que não chegam ao mar. No planalto de Atacama, de chuvas escassas e águas que provêm do degelo de altos picos da cordilheira, diversos rios têm curso intermitente ou desaparecem, quer nas lagoas, quer no meio de um dos numerosos salares, depósitos salinos comuns no oeste e, sobretudo noroeste do país. Das planícies do Chaco, só conseguem sair o Pilcomayo, o Teuco e o Bermejo, que terminam no rio Paraguai, ou o Corrientes, que mergulha no Paraná. Muitos dos rios de importância econômica nos Pampas, por se prestarem a obras de irrigação, esgotam-se sob a intensa evaporação ou absorção pelos solos arenosos.

Mais ao sul, na província de Mendoza, há uma ampla bacia interna formada por rios e riachos que descem dos Andes e raramente chegam às províncias vizinhas de La Pampa e Neuquén. Por isso o lugar tem o nome de Desaguadero (Desaguadouro), mas outros há parecidos, nos planaltos patagônicos. A vertente do Pacífico também tem início no segmento dos Andes que passa por Mendoza, entre os meridianos 30o e 35o: são cursos de água pequenos que começam no alto da cordilheira, atravessando o estreito território do Chile.

Bastante representativos da paisagem física argentina no sul dos Andes são os lagos e lagoas, mais de 400, alguns de grande beleza e interesse turístico, como o Nahuel Huapí, junto ao qual fica San Carlos de Bariloche, dentro de esplêndido parque nacional. Há ainda o Colhué Huapí e o Buenos Aires, na província de Chubut; na de Santa Cruz, o San Martín, o Argentino, o Cardiel, o Viedma; e, na Terra do Fogo, o Fagnano.

Rio Nakdong - Coréia do Sul


B) PRINCIPAIS RIOS DA CORÉIA DO SUL



Rio Han

Rio Hantan

Rio Imjin

Rio Nakdong


O Rio Han é o segundo maior rio da Coreia do Sul. É a confluência do Rio Han do Norte, que nasce na montanha Daedeok, e do Rio Han do Sul, que nasce na montanha Geumgang. O rio passa por Seul e desemboca no rio Imjin, que pouco depois desagua no Mar Amarelo.

O rio Hantan é um rio localizado na Coreia do Sul, flui através de Gangwon e províncias de Gyeonggi. Trata-se de um afluente do rio Imjin, que acabou por se juntar ao rio Han e desembocar no mar Amarelo. Foi o primeiro local onde um agente do hantavírus foi identificado, pelo doutor Lee Ho-wang. O rio também é popular pela prática de rafting.

O Rio Imjin é um rio da Coreia do Sul e Coreia do Norte. O rio é um local onde ocorreram duas grandes batalhas: a Batalha do Rio Imjin, durante sete anos, em 1592, e também a Guerra da Coreia. Cruza a Zona Desmilitarizada da Coreia.

Rio de Nakdong (Rakdong para o norte coreano) é o mais longo rio na Coreia Sul, e passa através das cidades principais como Daegu e Busan.

O Nakdong flui do Montanhas de Taebaek ao mar sul ou ao Strait Korean, isso separa Coreia de Japão. O rio origina da junção dos córregos de Cheolamcheon e de Hwangjicheon em Dongjeom-dong, Taebaek cidade, Gangwon província. De lá até sua foz caminha aproximadamente 506 quilômetros. Os tributários principais incluem Yeong, Geumho, e rios de Nam. Junto com seus tributários, os drenos de Nakdong mais de Gyeongsang norte e Gyeongsang sul províncias, junto com parcelas pequenas de Jeolla norte, Jeolla sul, e Gangwon. O total watershed são 23.384 quilômetro do ².

Embora todos mas os alcances os mais southernmost do Naktong cessem de servir como um canal comercial principal, o rio continua a alimentar diretamente àqueles à margem dele, que vivem da pesca e indiretamente usam a irrigação de suas culturas com sua água. Quantidades substanciais de caracóis e peixe-gato são encontrados como exames das águas e são usados na culinárua local.

O Vale Nakdong inclui numerosas zonas húmidas de várzea, o mais conhecido dos quais são os reservatórios Joonam perto Changwon City e site Upo Ramsar, em Changnyeong County , South Gyeongsang. Estas zonas húmidas, enquanto significativamente degradada e mais desenvolvidas, ainda proporcionam um habitat para um número significativo de espécies raras e ameaçadas, sobretudo aves (como a formosa Baikal Teal Anas e albinucha Crane vipio grus), peixes e plantas.

Rio Aqueloo, que começa nos Montes Pindo, na Grécia


c) PRINCIPAIS RIOS DA GRÉCIA





Rio Aqueloo
Rio Alfeu

Rio Haliácmon

Escamandro

Rio Eurotas

Rio Maritsa

Rio Pindo

Rio Struma

Rio Vjosë

O rio Aqueloo (em grego: Αχελώος) é um rio no oeste da Grécia com 220 quilômetros de extensão. Formou a fronteira entre Acarnânia e Etólia da Antiguidade. Em tempos antigos, o seu espírito foi venerado como o deus-rio Aqueloo.

O rio hoje começa na prefeitura de Trikala, nos Montes Pindo, mais precisamente no monte Lakmos, à altitude de cerca de 2000 m e tem como primeiro afluente o rio Aspropotamos (rio branco). É também um dos mais longos rios da Grécia. O rio flui com a fronteira da prefeitura de Arta, que é também a fronteira com o Epiro. É mais tarde fluxos com o limite de Karditsa no leste e, mais tarde com a prefeitura Étolo-Acarnânia a oeste e alguns quilómetros mais tarde, com Eurytania no leste.

O rio corre para o reservatório em que a marca do rio é utilizada e termina num fluxo com a fronteira. Ele ainda forma o afluente com o rio Agraphioti, que tem muitos afluentes e começa no Agrafa (antigo: Agrapha) e os intervalos do rio Megdova a leste abrangendo mais de metade da bacia do Eurytania no oeste e no lado norte, o Megdova começa em Karditsa e flui para uma barragem, perto da fronteira com Eurytania. Flui a sul até o presente-dia na barragem, o rio está a oeste do Panaitoliko e totalmente em Étolo-Acarnânia e gere cerca de 10 a 15 quilômetros a jusante, outra barragem. Ele é executado depois a oeste de Agrinio e no patanal, que é cercado com florestas e de 2 km de comprimento, a ponte de GR-5 / E55 (Ioannina - Anti-rio) e fluxos com um afluente a duas grandes lagoas no leste, ele flui, mais tarde, na lagoa de Aitoliko e no meio de Aitoliko.

O rio desagua finalmente no mar Jónico e parcialmente no golfo de Patras, através da lagoa de Messolonghi, a oeste de Messolonghi. O rio tem alguns cânions.

Rio Niger, que tem o maior delta do mundo, é um dos principais da Nigéria

D) PRINCIPAIS RIOS DA NIGÉRIA


Os rios principais da Nigéria são o Níger e o Benue que convergen e desembocam no delta do Níger, o maior do mundo. O relevo da Nigéria está dominado pelos vales destes rios em forma de "E", a planície costera está formada por contribua-los fluviales e sua largura varia entre os 20 e os 100 km, para o norte o terreno vai descendo em direção à região sahariana e ao lago Chade, que se encontram só a 250 m de altitude e cujas orlas constituem uma região pantanosa.

As três maiores bacias de drenagem em território nigeriano são a do Níger-Benuê, a do lago Tchad, e a costeira, do golfo da Guiné. O Níger e seu maior tributário, o Benuê, são os maiores rios do país. O Níger tem muitas corredeiras e quedas d'água; o Benuê é navegável em toda a extensão, exceto no verão. Os principais rios da área norte da bacia Níger-Benuê são o Sokoto, o Kaduna e o Gongola, e os rios que deságuam no lago Tchad. Rios de pequeno curso, que desembocam no golfo da Guiné, banham as áreas costeiras. Projetos de aproveitamento das bacias acabaram por criar grandes lagos artificiais, como o Kainji, no Níger, e o Bakolori, no Rima.

O delta do Níger é uma imensa região de planícies, através da qual as águas desembocam no golfo da Guiné. Lagos formados por cotovelos de rio, meandros e barragens formam a paisagem local. Há grandes pântanos de água doce com manguezais perto do litoral.

Principais rios são:

Rio Níger

Rio Benue

Rio Cross

Rio Kaduna

Rio Osun

Rio Rima

Rio Sokoto

RIO NIGER

Longitude 4.184 km Altitude da fonte 490 msnm Altitude da desembocadura 0 msnm Volume médio 6.000 m³/s Superfície da cuenca 2.262.000 km² Cuenca hidrográfica Rio Niger Desembocadura Golfo da Guiné (oceano Atlántico)

Tributários do Rio Niger:

Rio Benue - Rio Kaduna - Rio Bani - Rio Mekrou - Rio Sokoto

AS 2590 milhas (4170 km de) dec urso do terceiro maior rio da África foi um dos grandes mistérios até meados do século XIX. Desde suas origens na Guiné menos de 150 milhas (240 km) do Atlântico, o rio segue norte rumo ao grande deserto do Saara. Na Timbuktu, a lendária cidade do ouro, o rio vira leste, então bruscamente de volta para o sul rumo ao Golfo da Guiné. O rio se divide em 23 reais fozes nas costeiras do manguezal florestal da Nigéria, e algumas delas são apenas navegáveis por canoa. O Niger Delta é uma das maiores áreas úmidas do mundo, abrangendo mais de 7700 milhas quadradas (20000 km ²), e hospeda o maior manguezal florestal da África.

É o grande arco do rio e a aparente falta de foz que fez o seu curso de forma enganosa. Foi por muito tempo especulado que o rio era um afluente do rio Nilo ou Zaire (Congo).

O rio foi primeiramente explorado pelo escocês Mungo Park, que morreu afogado em uma corredeira durante uma expedição. A foz do rio foi descoberta em 1830 e na virada do século tornou o foco de atenção Européia por seus ricos depósitos de petróleo. Hoje, a Nigéria depende destas reservas petrolíferas pra melhorar a sua economia.

As florestas do rio Níger delta e Nigéria estão em rápido declínio. De acordo com a Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), a Nigéria tem a maior taxa de desmatamento des florestas primárias do mundo. Entre 2000 e 2005, o país perdeu 55,7 por cento de suas florestas primárias definidas como as florestas sem sinais visíveis atividades humanas passadas ou presentes.

RIO BENUE

O rio Benue nasce no planalto Adamawa, norte dos Camarões, fluindo para oeste e passando por Garoua. Entra na Nigéria a sul das montanhas Mandara.

Longitude 1.370 km Altitude da fonte 1.100 msnm Altitude da desembocadura n/d msnm Volume médio n/d m³/s Superfície da cuenca n/d km² Cuenca hidrográfica Rio Níger Nascimento Camerún Desembocadura Rio Níger

O rio Cross (em inglês Cross River) é o principal rio do sudeste da Nigéria e empresta o nome ao estado Cross River.

O rio Kaduna é um tributário do rio Niger que flui por 550 quilômetros pela Nigéria. Ele tem o seu nome a partir dos crocodilos que viviam no rio e área circundante. Kaduna, no dialeto nativo era a palavra para crocodilo.

O rio un (também escrito Oshun em inglês ou Oxum em português) é um rio que flui para o sul pelo centro das terras Yorubá no sudoeste da Nigéria para o interior da Lagoa Lagos.

Ele é um de vários rios referidos na mitologia local por terem sido mulheres que se converteram em águas fluentes depois de algum susto evento traumático ou lhe causaram raiva.

Osun foi segundo a opinião geral uma das esposas de Xangô, o Orixá do trovão da mitologia yorubá.

A adoração tradicional anual no Templo de Osun perto do rio Osun em Osogbo tornou-se uma atração turística importante, atraindo gente de várias partes da Nigéria e países distantes para o festival anual em agosto.

O rio Ọun tem um número de afluentes de fontes emanadas das colinas yorubá. Alguns dos afluentes são também chamados de Ọun ou Omi Ọun (significado águas de Ọun) em algumas partes da região Yorubá.

O rio Rima é um rio no norte da Nigéria e que faz a fronteira desta com o Níger. Junta-se ao rio Sokoto perto de Sokoto. O Rima é um rio sazonal: apenas tem água na estação das chuvas.

O rio Sokoto é um rio no norte da Nigéria. Junta-se ao rio Níger. As planícies por onde passa são extensamente cultivadas e o rio é usado como fonte de irrigação. É também um importante meio de transporte.

Fonte: Vikipédia - Enciclopédia Livre da Internet


CLIQUE PARA VOLTAR PARA O BLOG SOS RIOS DO BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário