Vista parcial da Represa Jaguari cortada por viaduto da Rod. D. Pedro I
Vista aérea da represa Jaguari
VISITA DO SOSRiosBr À REPRESA JAGUARI EM IGARATÁ (SP)
O rio Jaguari é afluente do rio Paraíba do Sul. Há uma usina hidrelétrica desativada e a barragem serve para regularizar o nível do rio Paraíba, que abastece com água potável diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, inclusive a capital deste.
onde fica
Município de Igaratá -SP
Distância:
• São Paulo - 71 km
• São José dos Campos - 38 km
Acessos:
• BR-116
• SP-66
por que ir
Turismo Náutico, Ecológico e de Aventura. Possui clima temperado, com temperatura média de 18º C. Inverno seco, ideal para curtir o frio, pois a cidade possui topografia acidentada.
PRINCIPAIS INTERFACES OU CONFLITOS EM RECURSOS HÍDRICOS
CBH - PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ
As bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí encontram-se interligadas, em relação ao uso de seus recursos hídricos, devido às seguintes reversões existentes para abastecimento público:
● Município de Jundiaí: reverte até 1200 L/s do Rio Atibaia para uma represa existente no Rio Jundiaí - Mirim;
● Município de Campinas: capta aproximadamente 4000 L/s no Rio Atibaia, sendo que aproximadamente 1050 L/s são revertidos, na forma de esgoto, para a Bacia do Rio Capivari e aproximadamente 250 L/s para a bacia do Piracicaba, através da sub-bacia do ribeirão do
Quilombo;
● Municípios de Paulínia, Hortolândia e Monte Mor: através do sistema integrado de abastecimento destes municípios, a SABESP reverte do rio Jaguari aproximadamente 900 L/s para as bacias dos rios Atibaia e Capivari;
● Interestadual: as nascentes do rio Jaguari (e um pequeno ribeirão afluente do rio Atibaia) encontram-se no Estado de Minas Gerais e escoam para o Estado de São Paulo.
CBH - ALTO TIETÊ
O Sistema Cantareira, gerenciado pela SABESP, é o principal produtor de água para abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP, responsável por 57% do abastecimento público na UGRHI 6, onde esta se insere. O contexto espacial deste sistema não se restringe, no entanto, à Bacia do Alto Tietê.
O Sistema Cantareira se utiliza de reservatórios localizados nas cabeceiras dos Rios Atibaia, Atibainha, Cachoeira e Jaguari, formadores do Rio Piracicaba. Neste complexo, há uma transposição de 31 m³/s da bacia2 hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para a bacia do Alto Tietê através do túnel que interliga o Reservatório do Rio Atibainha em Nazaré Paulista para o Reservatório Paiva Castro, na Bacia do Rio Juqueri em Mairiporã e Franco da Rocha. Deste último, as águas são bombeadas para a Estação de Tratamento de Água - ETA Guaraú, na zona norte do Município de São Paulo.
As represas existentes no Sistema Cantareira (Jaguari e Jacareí, Cachoeira, Atibainha, Paiva Castro e depois do bombeamento na Estação Elevatória Sta. Inês, Represa Águas Claras) provocam uma retenção da água no reservatório, de tal forma que as áreas de drenagem dos reservatórios não contribuem para as vazões dos rios. Por outro lado, os reservatórios realizam descargas, tanto na Sub-Bacia do Atibaia como na Sub-Bacia do Jaguari.
As barragens do Jaguari e Jacareí dão origem à maior e mais distante represa (represas interligadas por um canal) do Sistema Cantareira. A represa do Jaguari/Jacareí está localizada a uma altitude de 844 metros acima do nível do mar e contribui para a vazão do sistema com 22 mil litros de água por segundo.
O represamento dos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri permite o controle do fluxo das águas desses rios, mantendo-os com uma vazão constante na estiagem, evitando enchentes na época das chuvas, beneficiando, assim, a população de uma grande região que abrange setores das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, nos seguintes municípios: Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Atibaia, Itatiba, Campinas, Paulínia, Bragança Paulista, Pedreira, Cosmópolis, Jaguariúna, Americana, Santa Bárbara d' Oeste, Piracicaba; e da bacia do medio Tietê: Franco da Rocha, Caieiras e Perus.
O SOS Rios do Brasil em sua IV Visita teve oportunidade de fotografar diversos setores da Barragem Jaguari nas cidades de Igaratá e Nazaré Paulista (ambas em SP) ao longo da Rodovia D. Pedro I (SP 65).
Nas futuras visitas do Blog, pretendemos conhecer, fotografar e trazer informações gerais das demais represas e do Sistema Cantareira, responsáveis pelo abastecimento de água de boa parte da Grande São Paulo (31.000 litros/s). Fonte: Plano de Bacia - AGÊNCIA DE BACIAS CPJ/SABESP
Veja nossa galeria de fotos do "SOS RIOS DO BRASIL VISITA IV"
(Clique nas fotos para ampliá-las)
Prof. Jarmuth observando em Igaratá a bela Represa Jaguari
A Profª Terê Andrade, autora das fotos da galeria do SOSRiosBr Visita IV, em Igaratá (SP)
Acesso da cidade de Igaratá, no Km 24 da Rodovia D. Pedro I (SP 065), no sentido Rod. Dutra-Campinas
OUTRAS FOTOS DA REPRESA JAGUARI, EM IGARATÁ:
Igreja Matriz de Nazaré Paulista (SP)
Vista na parte de baixo dos viadutos da Rod. D. Pedro I
Reservatório Jaguari-Jacareí (foto: por André Bonacin - Google Earth) - Aguardem em breve, novas visitas aos outros reservatórios do Sistema Cantareira (SP)
Fotos: Profª Terê Andrade - Voluntária Blog SOSRiosBr
olá, coloquei o Prof. Jarmuth e a Profa Terê Andrade no meu blog, ver, URGENTE!
ResponderExcluirhttp://profemernogueira.blogspot.com.br/2014/03/dilmalula-e-alckminfhc-querem-matar-os.html
http://profemernogueira.blogspot.com.br
Att
Prof. Émer Nogueira
Joanópolis SP (Town of John)