Vista da Cidade de Santa Rita do Sapucaí
Santa Rita do Sapucaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população é de 37.784 habitantes. É conhecida como O Vale da Eletrônica, devido aos centros educacionais e empresas, desta área, situados na cidade. As referências na área de educação são: a ETE, o Inatel e a FAI. Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada da cidade.
No Sul de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí, é hoje uma cidade de expressão nacional pela projeção de suas escolas, de sua indústria e pela agropecuária.
O Município está compreendido numa área de 321 quilômetros quadrados, com altitude de 821 metros e temperatura entre 6º e 32º C.
Atualmente é Comarca Intermediária e dista, em linha reta 316 Km da Capital do Estado, Belo Horizonte.
Situa-se em região onde se alternam montanhas e vales que forma a Bacia do Sapucaí.
O Rio Sapucaí
O Sapucaí é um rio do estado de Minas Gerais. Seu nome deriva das sapucaias --árvores que crescem em suas margens.
Ele nasce próximo aos municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo, e deságua no rio Grande, no município de São José da Barra, próximo à hidrelétrica de Furnas.
Atravessa os municípios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Paraisópolis,Conceição dos Ouros, Cachoeira de Minas, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, Careaçu, Cordislândia, Paraguaçu e Três Pontas, onde ele se encontra com o rio Verde, no povoado de Pontalete, e daí começa o tronco sul da represa de Furnas. Desse trecho até desaguar no rio Grande o Sapucaí esta inundado pelo represamento ocorrido em 1963 para formar o reservatório de Furnas.
Foi importante historicamente na época das bandeiras, as quais, saindo doVale do Paraíba, adentravam o interior de Minas Gerais seguindo o curso do Sapucaí, em busca de ouro e outros metais preciosos. Contribuiu para a formação de muitas cidades e a ocupação do Sul e do Sudoeste mineiro.
Há em suas águas diversas espécies de peixes de importância para a pesca de subsistência e esportiva, como o dourado, a tabarana, o curimbatá, a piaba, o piau-três-pintas, o pintado, o jaú e outros. Muitas correm perigo de extinção devido à pesca predatória, à poluição e às dificuldades de procriação no período da piracema pelo represamento do rio e de ribeirões e a dragagem das lagoas marginais, bem como a destruição das nascentes fluviais, locais onde os peixes se procriam.
Hoje, o rio Sapucaí sofre com a destruição de sua mata ciliar, com o lançamento de esgoto doméstico, industrial e rural (agrotóxicos). Muitas nascentes que alimentam o rio deixam aos poucos de produzir água por conta da falta de proteção e da exploração excessiva de seus recursos. (Fonte: Wikipédia)
GALERIA DE FOTOS DO RIO SAPUCAÍ
Fotos do colaborador voluntário Engº de Telecomunicações, Marco Nogueira de Sá (São Paulo - SP) - e-mail: marcoantonions@yahoo.com.br
Olha lá margem, os corajosos pescadores do Sapucaí
Prof. Jarmuth,
Enquanto estava tirando as fotos de cima da ponte, um Sr, dono de uma dedetizadora puxou papo dizendo que o rio ainda tem muito peixe e que pega pintado grande por ai (conversa de pescador?) Infelizmente vemos que o esgoto está sendo jogado no rio em alguns pontos e pelo que parece sem tratamento algum. Nas fotos podemos ver também alguns corajosos pescadores nas margens do rio.
Abraços,
Marco Antonio Nogueira de Sá
Engenheiro de Telecomunicações
e-mail: marcoantonions@yahoo.com.br
skype: marcoantonions
Cel: +55 (11) 6371-0087
SAIBA MAIS:
Saudade de minha infância...
ResponderExcluir