sexta-feira, 22 de abril de 2011

SOS RIOS DO BRASIL VISITA (IX) - RIO SAPUCAÍ EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ (MG)

Vista da Cidade de Santa Rita do Sapucaí

Santa Rita do Sapucaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população é de 37.784 habitantes. É conhecida como O Vale da Eletrônica, devido aos centros educacionais e empresas, desta área, situados na cidade. As referências na área de educação são: a ETE, o Inatel e a FAI. Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada da cidade.

No Sul de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí, é hoje uma cidade de expressão nacional pela projeção de suas escolas, de sua indústria e pela agropecuária.
O Município está compreendido numa área de 321 quilômetros quadrados, com altitude de 821 metros e temperatura entre 6º e 32º C.
Atualmente é Comarca Intermediária e dista, em linha reta 316 Km da Capital do Estado, Belo Horizonte.
Situa-se em região onde se alternam montanhas e vales que forma a Bacia do Sapucaí.

O Rio Sapucaí
Sapucaí é um rio do estado de Minas Gerais. Seu nome deriva das sapucaias --árvores que crescem em suas margens.
Ele nasce próximo aos municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo, e deságua no rio Grande, no município de São José da Barra, próximo à hidrelétrica de Furnas.
Atravessa os municípios de Campos do JordãoSão Bento do SapucaíParaisópolis,Conceição dos OurosCachoeira de MinasItajubáSanta Rita do SapucaíPouso AlegreSão Gonçalo do SapucaíCareaçuCordislândiaParaguaçu e Três Pontas, onde ele se encontra com o rio Verde, no povoado de Pontalete, e daí começa o tronco sul da represa de Furnas. Desse trecho até desaguar no rio Grande o Sapucaí esta inundado pelo represamento ocorrido em 1963 para formar o reservatório de Furnas.

Ponte sobre o rio Sapucaí em Itajubá, Minas Gerais.
Foi importante historicamente na época das bandeiras, as quais, saindo doVale do Paraíba, adentravam o interior de Minas Gerais seguindo o curso do Sapucaí, em busca de ouro e outros metais preciosos. Contribuiu para a formação de muitas cidades e a ocupação do Sul e do Sudoeste mineiro.
Há em suas águas diversas espécies de peixes de importância para a pesca de subsistência e esportiva, como o dourado, a tabarana, o curimbatá, a piaba, o piau-três-pintas, o pintado, o jaú e outros. Muitas correm perigo de extinção devido à pesca predatória, à poluição e às dificuldades de procriação no período da piracema pelo represamento do rio e de ribeirões e a dragagem das lagoas marginais, bem como a destruição das nascentes fluviais, locais onde os peixes se procriam.
Hoje, o rio Sapucaí sofre com a destruição de sua mata ciliar, com o lançamento de esgoto doméstico, industrial e rural (agrotóxicos). Muitas nascentes que alimentam o rio deixam aos poucos de produzir água por conta da falta de proteção e da exploração excessiva de seus recursos. (Fonte: Wikipédia)

GALERIA DE FOTOS DO RIO SAPUCAÍ
Fotos do colaborador voluntário Engº de Telecomunicações,  Marco Nogueira de Sá (São Paulo - SP) - e-mail: marcoantonions@yahoo.com.br





















 Olha lá margem, os corajosos pescadores do Sapucaí


Prof. Jarmuth,

Enquanto estava tirando as fotos de cima da ponte, um Sr, dono de uma dedetizadora puxou papo dizendo que o rio ainda tem muito peixe e que pega pintado grande por ai (conversa de pescador?) Infelizmente vemos que o esgoto está sendo jogado no rio em alguns pontos e pelo que parece sem tratamento algum. Nas fotos podemos ver também alguns corajosos pescadores nas margens do rio.

Abraços,

Marco Antonio Nogueira de Sá
Engenheiro de Telecomunicações
skype: marcoantonions
Cel: +55 (11) 6371-0087

SAIBA MAIS:

V CANOATA ECOLÓGICA RIO SAPUCAÍ MIRIM‏ - CACHOEIRA DE MINAS - MG






Um comentário: