sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CONHEÇA O PANATHLON CLUB


O Panathlon Internacional

Panathlon
“Panathlon” é uma palavra de origem grega.
Pode ser traduzida pela expressão “conjunto de todas as modalidades desportivas”.

Panathlon Internacional
O Panathlon Internacional é a associação de “Panathlon Clubes”, baseados essencialmente no serviço voluntário dos sócios dos clubes. É um “club-service”.
Persegue objectivos éticos e culturais. Pretende aprofundar, divulgar e defender os valores do desporto entendidos como instrumento de formação e de educação da pessoa e como meio de solidariedade entre os homens e os povos.

Quando surgiu e onde se difundiu
O primeiro clube foi constituído em Veneza, em 12 de Junho de 1951.
Em 1960, vários clubes de diferentes nações constituíram o “Panathlon Internacional”.
Presentemente, o Panathlon Internacional possui 259 clubes e 11 500 sócios em 29 países da Europa e da América.

Lema do Panathlon Internacional

Ludis Jungit” pode ser traduzido pela expressão “Unidos pelo desporto e para o desporto”.


Emblema do Panathlon Internacional

É constituído por um disco de fundo azul, tendo no centro a imagem dourada da chama olímpica acesa e em torno as palavras “Panathlon Internacional”. O todo está inserido num duplo círculo dividido em cinco espaços com as cores dos anéis olímpicos.

Sede permanente do Panathlon Internacional

Rapallo – GE, Itália (Villa Porticciolo, Viale G. Maggio, 6, telef. 0185 65295, fax 0185 230513).
Nesta sede, encontra-se o Secretariado-geral, ao qual todos os clubes estão ligados administrativamente e onde se reúnem os órgãos centrais do Panathlon Internacional (Conselho Internacional, Comité da Presidência, Colégio dos Comissários de Contas, Colégio Arbitral e das Garantias Estatutárias e Comité dos Presidentes dos Distritos).

Objectivos do Panathlon Internacional

favorecer a amizade entre todos os panathletas e os que trabalham na vida desportiva;
assegurar, nos diferentes níveis de competência dos seus órgãos e por meio de acções sistemáticas e persistentes, a difusão da concepção do desporto inspirado na ética da responsabilidade, na solidariedade e no fair-play, como elementos da cultura dos povos e das nações;
encorajar a realização de estudos e de pesquisas sobre os problemas do desporto e das suas relações com a sociedade e divulgá-los junto da opinião pública, em colaboração com a escola, a universidade e outras instituições culturais;
conduzir formas concretas de participação, intervindo no sector do desporto ao nível dos mecanismos de proposta, de consulta e de programação, em conformidade com as modalidades previstas pelas leis nacionais e regionais de cada pais;
empenhar-se para que seja garantida a todos uma sã educação desportiva, sem distinção de raça, sexo ou idade, em particular através da promoção de actividades para os jovens, atividades escolares, culturais e desportivas;
manter relações permanentes com as instituições públicas, a nível nacional e regional, e com os responsáveis pelo desporto, assegurando uma contribuição sob a forma de propostas relativas às iniciativas legislativas e administrativas e empenhar-se concretamente durante as fases de organização e execução;
enquanto associação de clubes de serviço, rejeitar o recurso a todos os tipos de dopagem, de violência, de racismo e de corrupção e incentivar e apoiar as acções em prol dos deficientes, das actividades de prevenção da toxicodependência e de recuperação das suas vítimas, as iniciativas de solidariedade para com os desportistas veteranos, assim como a promoção e a realização de programas de educação visando a não-violência e a dissuasão da prática de dopagem;
prestar o seu apoio ao Movimento Olímpico nas acções deste último que estejam de acordo com as finalidades da Associação;
assegurar a expansão do Movimento Panathlético no mundo inteiro através da constituição de novos clubes ou da nomeação de delegados;
realizar todas as iniciativas que lhe permitam atingir o seu objectivo institucional.

Organização do Panathlon Internacional
Os clubes

Para constituir um clube é necessária a adesão de pelo menos doze personalidades desportivas que representem não menos de sete modalidades desportivas.
O clube possui competência na área determinada pelo Conselho Internacional.
Os sócios dos clubes (panathletas) são desportistas ou pessoas do mundo do desporto, de qualidade, conhecidas pelo valor desportivo e, principalmente, pelo valor moral, escolhidos em representação de uma das modalidades desportivas do Movimento Panathlético.

Os Distritos
Os clubes são reunidos em Distritos, geralmente correspondentes ao território de uma nação.
Para constituir um Distrito são necessários pelo menos dois clubes.
O Distrito é gerido por um Presidente de Distrito, que tem a função de estimular e de coordenar as acções dos clubes e de os orientar segundo as directrizes do Conselho Internacional.
O Presidente do Distrito representa o Panathlon Internacional junto das autoridades regionais
do mesmo nível, com excepção das prerrogativas do Presidente Internacional e dos Conselheiros Internacionais..

Distritos do Panathlon Internacional em 31 de Dezembro de 2008

Distritos
Argentina
Áustria
Bélgica
Brasil
França
Itália
Zonas Italianas
Triveneto
Lombardia
Piemonte, Vale de Aosta
Ligúria e Sardenha
Emília Romana e Marche
Toscana
Lázio, Campania, Abruzzo e Molise
Puglia, Calábria e Basilicata
Sicília

Umbria
México
Rússia
Suíça
Uruguai

Distrito Presidencial

•Alemanha
•Canadá
•Chile
•Espanha
•Liechtenstein
•Luxemburgo
•Paraguai
•Peru
•Portugal
• São Marino

Vida dos clubes
Os clubes realizam reuniões de convívio mensais (pelo menos 10 por ano), durante as quais se
tratam assuntos relacionados com os objectivos estatutários.
Juntamente com estas reuniões, devem ter lugar iniciativas operacionais sistemáticas para a realização de estudos ou outras acções, em coerência com as competências territoriais do clube e com as directrizes do Panathlon Internacional, assim como as acções indicadas pelo Conselho Internacional e pelo Distrito. Para este fim, o clube deve criar grupos de trabalho.
Cada sócio tem a obrigação moral de participar nas reuniões e de cooperar activamente em todas as iniciativas promovidas pelo clube.

Assembleia anual dos clubes

É convocada anualmente, antes do final do 2º semestre, para o relato das actividades e prestação de contas do exercício.
A renovação dos cargos verifica-se em cada dois anos.

Assembleia Distrital

É convocada anualmente pelo Presidente do Distrito.
Nessa Assembleia participam os Presidentes dos clubes do Distrito.
O Panathlon Internacional procede à análise do relatório de actividades e do relatório de contas dos clubes assim como ao exame de outros assuntos relativos ao Distrito.

Congresso Distrital

Todos os quatro anos, é convocado pelo Presidente do Distrito sobre temas de interesse panathlético.
No mesmo, podem participar todos os panathletas do Distrito.
Assembleia-Geral dos Clubes do Panathlon Internacional
É convocada de dois em dois anos e reúne os Presidentes de todos os clubes associados.
A renovação dos cargos internacionais efectua-se cada quatro anos.

Congresso do Panathlon Internacional

O Congresso tem a função de promover o conhecimento e a amizade entre os sócios e de levar a exame e a debate questões e temas culturais de particular importância e actualidade.
É realizado de dois em dois anos pelo Conselho Internacional, que estabelece o local, data e tema. Todos os sócios dos clubes podem participar no Congresso.

Comissões

Seja ao nível do Panathlon Internacional seja ao nível dos Distritos ou dos clubes, podem ser nomeadas comissões para estudar problemas que derivem dos objectivos estatutários e para propor soluções para os mesmos. Podem resultar daí acções permanentes, temporárias ou específicas, a serem conduzidas a nível do Panathlon Internacional, do Distrito ou do clube.

Ações permanentes

Em 1990, sob proposta da Comissão Cultural, o Panathlon Internacional lançou a sua primeira
grande acção permanente, que se tornou o fio condutor das actividades panathléticas em todo
o mundo.
É a acção para a promoção da educação desportiva como elemento da cultura dos jovens.
Um texto completo, publicado na Revista do Panathlon Internacional em Setembro de 1990,
estabelece as linhas directrizes desta acção.
Entre as suas finalidades temos também a de ajudar o Comité Olímpico Internacional a alcançar o objectivo, estabelecido na Carta Olímpica, de educar os jovens de todo o mundo através do desporto, sob a melhor compreensão recíproca e de amizade, contribuindo assim para construir um mundo melhor.

Relações com o COI

O Panathlon Internacional foi reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional, pela sua deliberação nº 11/6/1982, como “organismo cultural benemérito”.

Participação do Panathlon Internacional em outras Associações

O Panathlon Internacional faz parte da Associação Geral de Federações Internacionais Desportivas (AGFIS) e do Comité Internacional para o Fair-play (CIFP).
Mantém relações sistemáticas com a UNESCO e com a Associação Nacional de Comités Olímpicos Europeus (COE).

Revista do Panathlon Internacional

Publica-se cada dois meses em três línguas (italiano, francês e inglês).
Trata de temas de cultura, organização e cultura desportiva. Documenta a atividade dos clubes, dos Distritos e do Conselho Internacional.

Fonte: José Gonçalves - Pesquisa na Internet

Um comentário:

  1. Amigos Jarmuth e José Gonçalves, Amigos Presidente Luiz Carlos e membros do Panathlon Club Campos do Jordão,

    Sensibilizado pela fidalga acolhida de 22 de agosto, data histórica da assembléia geral de fundação do seu e nosso novo Panathlon, em que tive a honra de estar escoltado pelo eficiente time do Panathlon Club Taubaté (Lamarque, Wiliam, Loris e Dionísio) o grande padrinho de vocês, renovo o meu agradecimento e principalmente os votos sinceros para o pleno sucesso de vocês, sob a bandeira do "fair play" e da educação e cultura desportivas. Felicito-os pelo entusiasmo e pela iniciativa concretizada no blog, que espero possa merecer de vocês eficaz extensão para o próprio site do Panathlon International, que dispõe de páginas à disposição de cada Club. Aproveito para alertá-los de que a fonte utilizada não deve ser atual, pois o lema "Ludis Iungit" ficou propvado ser escrito com a letra "I", em razão de inexistir, em Latim, a letra "Jota".
    Saudações Panathléticas!

    Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho Presidente do Distrito Brasil

    ResponderExcluir