terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SOS RIOS DO BRASIL SUGERE A AUTORIDADES A CRIAÇÃO DO "DIA DA MATA CILIAR" - ADESÕES AO MOVIMENTO

BUSCANDO APOIO PARA A INICIATIVA

O SOS Rios do Brasil lançou nesta semana um movimento junto a autoridades, parlamentares e parceiros da imprensa visando a criação de um Projeto de Lei que estabeleça o "DIA DA MATA CILIAR" e outras providências, visando preservar, recuperar e replantar as importantes florestas ao longo dos rios do Brasil.

Veja o teor da mensagem enviada:


CONSIDERANDO


- a importância das MATAS CILIARES para proteger o solo contra erosões, evitar o assoreamento dos rios, que diminui a qualidade da água, afetando os ecossistemas que habitam o curso d’ água, acarretando no desequilíbrio das relações ecológicas da região;

- que há necessidade urgente de conscientizar as comunidades no sentido de preservar, recuperar e replantar as MATAS CILIARES no Brasil, incentivando as escolas, organizações da sociedade civil, governos estaduais e municipais a promovê-las das mais diversas formas;

- que não há ainda uma data estabelecida no país para comemoração do DIA DA MATA CILIAR;

- que pela Lei 6.607 de 07 de dezembro de 1987 o “Pau Brasil” (Caesalpinia Echinata, Lam) foi declarado “Árvore Nacional” e instituído na data o Dia do Pau Brasil;

O INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL, que destaca e divulga todas as entidades e órgãos que promovem, preservam e valorizam os rios do Brasil, procurando através de atitudes proativas suas revitalizações e renaturalizações,

SUGERE,

A criação de Projeto de Lei que estabeleça o dia 07 de dezembro como o “DIA DA MATA CILIAR” em todo o país, incentivando a realização de projetos e ações nos Ministérios, Governos Estaduais e Municipais para a preservação, recuperação e replantio de MATAS CILIARES ao longo dos rios do Brasil.

Agradecemos a atenção e providências nesse sentido.


Saudações eco-fluviais,

Prof. Jarmuth Andrade

Instituto SOS Rios do Brasil


Se você tem como nos ajudar nessa empreitada, for favor, fique à vontade e ponha mãos à massa. Reenvie a mensagem para seus amigos deputados, senadores, Ministros e órgãos que possam reforçar nosso movimento.

VAMOS VALORIZAR E RECUPERAR NOSSAS IMPORTANTES MATAS CILIARES!




ADESÕES AO MOVIMENTO PARA CRIAR O "DIA DA MATA CILIAR"


1. Re: REBIA NACIONAL SUGESTÃO PARA CRIAÇÃO DO "DIA DA MATA CILIAR" E AÇÕES PRESERVATIVAS

Apoiado! Somente por uma questão do "marketing do bem" i. e. chamar a atenção de mais pessoas, iria enfatizar ainda mais a importância das matas ciliares para os habitantes das cidades. Tipo: "Cada área ciliar arrancada pode significar mais um centímetro a mais de água dentro da sua casa".

Por mais correta que seja a argumentação abaixo, precisamos ser mais "placativos" dentro da maré de bombardeamento com mensagens publicitários, se quisermos ganhar a atenção.

Nas minhas palestras sobre manejo e aproveitamento da chuva eu digo por exemplo: "O que não deixamos evaporar para o céu, nos inferniza por aqui".

Abraços


2. Caiçara Expedições


Olá professor, tudo bem?
Parabéns pelo empenho em proteger as matas ciliares, nós da Caiçara Expedições estamos na torcida pela criação do dia da Mata Ciliar.
A propósito, estamos divulgando a iniciativa também em nosso Blog: http://blogcaicara.blogspot.com/
Grande abraço e boa sorte!!!
Renata Antunes da Cruz
Diretora Operacional - Caiçara Expedições
email: renatacruz@caicaraexpedicoes.com
msn: contato@caicaraexpedicoes.com
site: www.caicaraexpedicoes.com

3. Henrique Cortez



Caro Professor Andrade,

Vou divulgar a iniciativa, mas sugiro que 'crie' uma página estática no Blog para que seja usada como referência na campanha e possa receber adesões.

Um abraço fraterno e 'na luta',

Henrique Cortez
EcoDebate - Porto Alegre - RS

4. Rose Dantas - Ong Navima - Natal




Querido Amigo Jarmuth,

Hoje passei a tarde em uma Reunião do Comitê de Bacias do Rio Pitimbu e lá pude garantir um assento para a NAVIMA. Esse assento dar direito de voto para questionar a sobrevivência do Pitimbu que abastece Natal e ter forças para ontinuar a brigar pelo Potengi. Vendo sua linda mensagem criei este pequeno poema e pode ser cantado também!

Vamos lançar a idéia do Dia da Mata Cilair do seu Blog e que este pensamento seja para todos os rios!

Rose Dantas - Ong Navima - Natal - RN

5. CEL. LAMARQUE MONTEIRO - Taubaté - SP
lamarque monteiro disse...

os riachos que ainda não foram canalizados estão em deplorável situação por descaso e falta de conscientização dos políticos de taubaté. abçs!

6. Celina Domingues - Campinas - SP disse...

Mais uma boa idéia desse Blog maravilhoso!
parabéns e tomara que vocês consigam fazer esse projeto de Lei que vai ajudar muito nossos rios.

7. Blog Caiçara disse...

ótima iniciativa!!!!

8. João Carlos Jequitibá - Florianópolis - SC disse...

Quando todas as comunidades perceberem a importância das matas ciliares para os rios vamos ter uma grande melhora na qualidade de nossas águas.

Tenham certeza que essa idéia de criar o DIA DA MATA CILIAR foi excelente e vai trazer muita ajuda para os nossos rios e córregos.

Vamos fazer um movimento para conseguir esse Projeto de Lei...um abaixo assinado ajuda?

João Carlos Jequitiba - Floripa - SC

8. SENADOR RENATO CASAGRANDE

Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal

Sen. Renato Casagrande




Caro Professor Andrade,

Registro o recebimento de sua mensagem e agradeço sua participação.

Muito interessante sua sugestão. Encaminhei à minha assessoria técnica para análise e viabilidade.

Continue participando de meu mandato parlamentar.

Cordialmente,

Senador Renato Casagrande

PSB - ES

9. MINISTRO CARLOS MINC - MEIO AMBIENTE

3 comentários:

  1. PREZADO PROFESSOR JARMUTH

    MUITO IMPORTANTE A SUGESTÃO PARA A CRIAÇÃO DO DIA DA MATA CILIAR . MUITOS SERÃO BENEFICIADOS :HOMENS E ANIMAIS,.

    ANNA TEDESCHI
    ARQUEÓLOGA ,PRIMATOLOGISTA E ARTISTA PLASTICA

    ResponderExcluir
  2. Prezado professor é muito relevante que se crie o Dia da Mata Ciliar. Todos nós que fazemos parte deste Planeta precisamos cada vez mais nos conscientizar do perigo que estamos correndo em virtude do pouco caso que fazemos de nossos ecossistemas.

    ResponderExcluir
  3. No ano de 2.003, eu (Newton Almeida) era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (RJ), e conquistamos o apoio do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos / São João, idealizado e fundado pelo Luiz Firmino Pereira, para reflorestamentos em Rio Bonito . ( Foi o Firmino que conseguiu levar adiante os projetos para a despoluição da Lagoa de Araruama, que passados uns 7 anos está completamente revitalizada, em seguro processo de despoluição ). Vejam as fotos logo acima, na primeira foto, margem do Rio Bacaxá, em 16 de novembro de 2.003 . E a mesma margem em 30 de janeiro de 2011, na segunda foto . Percebam como é difícil recompor as matas ciliares. Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá , em 2003 / 2004..... http://limpezariomeriti.blogspot.com

    Parabéns pelo trabalho ! Pessoas como vocês me motivam a acreditar que nosso filhos viverão num mundo melhor ! Somos totalmente favoráveis à criação do Dia da Mata Ciliar !
    Newton Almeida
    MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir