terça-feira, 12 de janeiro de 2010

OS RIOS DO BRASIL E SUAS BACIAS



SITUAÇÃO DOS RIOS NO BRASIL


Segundo as informações disponibilizadas na Wikipédia (não são dados oficiais e carecem de confirmação para trabalhos escolares e pesquisas) temos no Brasil cerca de 1.130 rios principais e um grande número de ribeirões, córregos, arroios e igarapés, distribuidos em 12 (doze) grandes bacias hidrográficas.


BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
A Hidrografia do Brasil envolve o conjunto de recursos hídricos do território brasileiro, as bacias hidrográficas, Oceano Atlântico, os rios, lagos, lagoas,arquipélagos, golfos, baías, cataratas, usinas hidrelétricas, barragens, etc. De acordo com os órgãos governamentais, existem no Brasil doze grandes bacias hidrográficas, sendo que sete têm o nome de seus rios principais. Amazonas, Paraná, Tocantins, São Francisco, Parnaíba, Paraguai e Uruguai; as outras são agrupamentos de vários rios, não tendo um rio principal como eixo, por isso são chamadas de bacias agrupadas.
Veja abaixo as doze macro bacias hidrográficas brasileiras:
Atualmente, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, de acordo com a Resolução nº 32, de 15 de outubro de 2003, divide o Brasil em 12 regiões hidrográficas:






















Listas de rios do Brasil


Em 2011 vamos trabalhar junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Recursos Hídricos, de Meio Ambiente e dos Comitês de Bacias Hidrográficas, para que possam fazer esforços no sentido conferir e de atualizar os dados sobre os rios de seus estados e municípios, constantes da Wikipédia e fornecer outras informações sobre os recursos hídricos de cada bacia hidrográfica, colaborando assim nas pesquisas escolares e na busca de dados sobre os mesmos.

Também pretendemos incentivar as populações dos estados que ainda não possuem Comitês de Bacias Hidrográficas, para gestão de suas águas, para que possam se organizar e buscar junto aos seus governantes a instalação de seus importantes comitês.

ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!



Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista



  • INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
    Divulgando, Promovendo e Valorizando
    quem defende as águas brasileiras!
    ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário