quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

14ª AÇÃO VOLUNTÁRIA ECOFAXINA LIMPA A ILHA PROCHAT - SANTOS (SP)


 INSTITUTO ECOFAXINA DÁ UM BELO EXEMPLO:


Ilha Porchat perde 380 quilos em 3 horas de limpeza

21/02/2010 - Texto: William Rodriguez Schepis
Fotos: Pedro Martins e Larissa Moura



A Ilha Porchat, um dos principais cartões postais da Baixada Santista, ficou um pouco mais bonita após a 14ª Ação Voluntária EcoFaxina realizada no último Sábado.

Com o dia ensolarado os voluntários começaram a chegar por volta das 9 horas na Ilha Porchat, o ponto de encontro e partida para o costão rochoso foi no final da Alameda Paulo Gonçalves, próximo ao Edifício Seven Seas, o mais antigo da ilha.



Calouros chegando na Ilha Porchat

Durante o cadastro dos primeiros voluntários percebemos que uma caixa de contenção de esgoto da Sabesp, no final da alameda, minava uma grande quantidade de esgoto. Funcionários da empresa estavam no local e explicaram que ela funciona somente para o Edifício Seven Seas e que isso acontece regularmente porquê condôminos jogam muito lixo nos vasos sanitários, causando o emperramento da bóia que aciona uma bomba que retira o esgoto. Os funcionários da Sabesp disseram que os resíduos mais comuns retirados do sistema de bombeamento são preservativos, suportes para desinfetantes de vasos sanitários e absorventes, que acabam obstruindo o conjunto hidráulico.

Após serem cadastrados, os voluntários começaram a descer a encosta por volta das 10 horas com o auxílio de cordas e ajuda dos associados do Instituto EcoFaxina, observando as pequenas cascatas formadas pelo esgoto que seguia até o costão rochoso. Já na encosta, antes de chegar ao costão, fora o esgoto, muito lixo e entulho em meio a uma grande erosão chamou a atenção de todos.


Durante a descida muito entulho em meio a grande erosão que está devastando parte da vegetação local

Chegando na zona entre-marés, os voluntários ficaram chocados com a grande quantidade de objetos plásticos entre as rochas. Foram retiradas muitas garrafas PET, diversos tipos de embalagens e sacos plásticos, latas de alumínio, materiais de pesca, calçados, muito isopor e até um monitor de computador.  Após 3 horas de coleta, foram enchidos 44 sacos de 100 litros, totalizando 380 quilos de detritos.


A maioria dos resíduos são plástico

Fragmentos de plástico e garrafas PET por toda parte

Quase no final da ação aconteceu um encontro muito especial para todos os voluntários, na maioria calouros da Faculdade de Biologia Marinha da Unisanta. Eles tiveram a oportunidade bater um papo descontraído com o professor de biologia e atual secretário de meio ambiente de Santos, Professor Fabião, que fez questão de descer a difícil encosta para falar com os voluntários. Alí, sentados sobre uma grande rocha à sombra de um enorme Chapéu de Sol (Terminalia catappa), os voluntários (principalmente os futuros biólogos) se emocinaram com as sábias palavras do professor sobre a responsabilidade que temos em assumir um envolvimento sustentável com o planeta Terra ao qual ele prefere chamar de Gaia. 


"Mini aula de campo" com o Prof. Fabião

Depois da breve aula, todos os voluntários formaram um cordão humano para subir os pesados sacos pela encosta, que foram passados de mão em mão até o topo.


Trabalho de formiguinha para levar tudo pra cima

A ação foi finalizada com a pesagem dos sacos e os voluntários puderam fazer um lanchinho com sanduiches, sagados, sucos e frutas cedidos pela proprietária do Terraço Chopp e Restaurante, senhora Martha Martins. Aí foi só descer as ladeiras da ilha e voltar para casa de alma limpa.

Agradecimentos:

O Instituto EcoFaxina agradece a todos os apoiadores que tornaram possível a realização da 14ª Ação Voluntária EcoFaxina na Ilha Porchat. Especialmente: Dr. Paulo Costa, Presidente da Sociedade Amigos da Ilha Porchat, Universidade Santa Cecília, Terraço Chopp e Restaurante, Ilha Porchat Clube, Centro Acadêmico de Biologia Marinha (Unisanta), Sabesp, Edifício Seven Seas (obrigado por ceder o banheiro), Prefeitura de São Vicente e rádios Saudade, Jovem Pan e Litoral FM.


Mais imagens:

Voluntárias atentas às recomendações de como descer a encosta em segurança


Mãe acompanha a descida da filha


Tierry, diretor de educação ambiental, ajudando a descida dos voluntários


Voluntária retirando mais uma garrafa plástica


Sujeira por toda parte


Muito lixo flutuando próximo ao costão rochoso e calouros indignados


E aqui está o resultado de tanto esforço....

Clique aqui para ver todas as imagens


Instituto EcoFaxina
Limpeza, Monitoramento  e Educação Ambiental
http://ecofaxina.blogspot.com
Rua  Dr. Oswaldo Cruz, 377 - Conj.03
Boqueirão - Santos/SP - Cep:  11045-101
Tel: (13) 3301.2391 - (13) 9712.7277

PARABÉNS WILLIAM E TODA A MOÇADA PROATIVA DO INSTITUTO ECOFAXINA!
QUE O EXEMPLO DE VOCÊS POSSA SER SEGUIDO EM MUITAS OUTRAS LOCALIDADES PRAIANAS DESSE IMENSO BRASIL! 

Prof. Jarmuth Andrade



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário