quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PRESIDENTE PEDRO INFORMA SOBRE O PANATHLON SOROCABA

De: Pedro Souza [mailto:pedrosouza.sp@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 14:06


 Convivio Fevereiro - Etica no Esporte e posse Rezende 

Panathlon debateu a importância da Ética no Esporte 

O Panathlon Club de Sorocaba realizou na ultima terça feira (23) na Churrascaria Primo Sul, o seu convívio mensal com um amplo debate sobre a “Importância da Ética no Esporte” e reempossou  o Prof. José Ricardo Rezende que esteve afastado por alguns anos por estar fazendo cursos de aprimoramento.

A abertura foi realizada pelo mestre de cerimônia Eloi Ferreira, na seqüência houve a devocional feita pelo panathleta Eduardo Álvaro Vieira, saudação ao pavilhão nacional, execução do hino do Panathlon e o jantar encerrando a primeira parte do convívio.

Na segunda parte foi montada a mesa principal composta pelo presidente Pedro Roberto Pereira de Souza, Otto Wey Netto, Ronaldo Dias Lopes, Eloi Ferreira, e José Ricardo Rezende que foi reempossado recebendo o boton do vice-presidente do Panathlon Oscar Fonseca Vieira, Rezende falou da felicidade em estar de volta, de estar como representante da literatura esportiva e quando  tomou posse em 1999, estava lançando o seu primeiro livro e nesta data coincidentemente está lançando o seu quarto livro - CBJD Anotado e Legislação Antidoping, acrescentou também o fato de estar convivendo com ilustres personalidades do esporte de Sorocaba, entre eles Cláudio Jesus de Almeida, Maria Aparecida Comitre Perez, Antonio Carlos Bramante, Otto Wey Neto e Ademir de Barros, que ajudaram na sua formação profissional.

Na apresentação do tema da noite, Ronaldo Dias Lopes que fez o trabalho de pesquisa junto com Paulo Rodrigues da Silveira, apresentou sobre a Ética no Esporte Escolar, local onde ocorre a maior concentração de crianças e jovens, onde eles praticam atividades esportivas como uma fonte de lazer e outros que têm o ideal de chegar a participar de competições, mas tudo isso tem que ser tratado como uma atividade transversal por todos os componentes curriculares da escola, segundo a legislação vigente. Sendo que a responsabilidade dos professores é de fazer constar em seus planejamentos, mas também cuidar para que os objetivos, metas e ações sejam realizadas de acordo, conforme recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a própria Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

A segunda apresentação foi feita pelo Prof. Pedro Roberto Pereira de Souza, presidente da entidade que falou sobre a ética no Esporte de Competição, abordou que o mesmo caminha do lado contrario aos valores éticos, que são feridos na necessidade de vencer a qualquer custo. Exemplos como dos atletas do atletismo que estavam se dopando para adquirir bons resultados, os jogos de futebol que são realizados em horários inadequados em função do poder econômico que é gerido dentro da modalidade, a mudança do perfil dos torcedores de futebol, entre eles a torcida organizada, hoje fomentadas, mas que causam muita violência.  No esporte amador as mudanças também foram grandes, pois deixou de ser representado por clubes e passou a ser fomentados por empresas como é visto no vôlei e no basquete. Em Sorocaba no futebol varzeano,  também deixou de ser representativo na valorização dos seus bairros e também tomaram caminho do negocio, os atletas estão indo a leilões, verificando quem paga mais, descaracterizando totalmente o que era o futebol varzeano. Hoje esta modalidade de competição  gera recursos financeiros e que tem que ser tratado da mesma forma atualizada, deixando o saudosismo para o passado, buscando regras mais rígidas que caminha paralelo a atualidade do esporte.

Na terceira fala elaborada pelo Prof. Otto Wey Netto, abordou a ética de maneira filosófica e buscou o Fair Play, bandeira que hoje é defendida  por muitas entidades, entre elas o Panathlon Internacional, a FIFA, COI e outras, porque hoje o esporte de um modo geral, responde a inúmeras exigências fisiológicas,  psicológicas e sociais do homem. A ética, no esportista, faz parte de sua própria personalidade, pois reconhece os princípios que motivam, distorcem, disciplinam e orientam seu próprio comportamento. Como um ser eminentemente social, aceita espontaneamente a pratica dos bons costumes, da boa conduta, da honestidade e da disposição de caráter e de princípios, que vão coroar a sua moral. Essa moral, irmã gêmea da dignidade, é que infunde respeito, consciência de valor, de honra do modo de proceder e de conduta. Esse conjunto de deveres é que forma a deontologia, respeitadora de seus regulamentos, códigos e normas de cada atividade. Não se desconhece hoje o que vem acontecendo no esporte de alto nível, caminhando em determinados setores, para a conquista de resultados imprevisíveis. Fogem dos princípios  básicos da ética e da moral ou das normas deontologicas – a vitória não tem preço, custe o que custar.

Todos os três trabalhos, terão um texto conclusivo realizado pela Panathleta Erica Verderi e será levado ao Congresso Nacional do Panathlon  nos dias 19 e 20 de março na cidade de Piracicaba, sendo conteúdo para o Congresso Internacional que será realizado em maio na cidade de Stresa, na Itália.

Encerrando o convívio foi sorteado três exemplares do novo livro do panathleta José Ricardo Rezende.




02 23 02 2010 PNT c

Enviado pelo amigo panathleta JOSÉ GONÇALVES - PC CAMPOS DO JORDÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário