terça-feira, 10 de agosto de 2010

SOS RIOS DO BRASIL VISITA (II) - SISTEMA PRODUTOR DE ÁGUA DO ALTO TIETÊ - SALESÓPOLIS (SP)



O Sistema Produtor Alto Tietê – SPAT

Visa a disponibilização de até 15 m³/s de água para a Região Metropolitana de São Paulo, RMSP, devendo beneficiar mais de 4,0 milhões de pessoas.

Abrange 5 reservatórios: Ponte Nova no Município de Salesópolis, Jundiaí em Mogi das Cruzes, Taiaçupeba na divisa de Mogi das Cruzes e Suzano, Biritiba em Biritiba - Mirim e Paraitinga em Salesópolis, os dois últimos em fase final de obras. Fornece atualmente cerca de 10 m³/s de água bruta para a ETA – Estação de Tratamento de Águas da SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo em Taiaçupeba.


Barragem de Ponte Nova e Radar Meteorológico

Construída pelo DAEE, a barragem auxilia na contenção de enchentes e no controle da poluição do Rio Tietê. O Radar previne para os episódios de chuva excessiva na GSP, sobretudo os agricultores radicados à jusante da Barragem de Ponte Nova. Localiza-se na divisa entre os Municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim. Visitas são permitidas somente com autorização do DAEE

A Barragem de Ponte Nova teve sua construção iniciada em 1967, tendo iniciado suas atividades em 1971. Têm 26km² de área inundada pelas águas do rio Tietê e rio Claro, e 28km² de área não inundada. Sua função é controlar as enchentes da Grande São Paulo, não permitindo a invasão de águas nas culturas agrícolas e promover a manutenção do nível do rio Tietê.

Atualmente, a função principal é a utilização das águas dos reservatórios para o abastecimento público, não se esquecendo da irrigação e das indústrias. A Barragem de Ponte Nova é uma das mais importantes do Sistema Produtor do Alto Tietê – SPAT, pois seu reservatório corresponde cerca de 50% da água utilizada no SPAT.


Reservatórios do Alto Tietê - Reservatório do Rio Paraitinga

Em meados dos anos 60, foi elaborado o Plano Hibrace, o primeiro plano de aproveitamento múltiplo de recursos hídricos para a Bacia do Alto Tietê contratado pelo DAEE. Nele estava prevista, para as cabeceiras do rio Tietê, a construção de cinco reservatórios: Taiaçupeba, Ponte Nova, Jundiaí, Biritiba e Paraitinga.

Os reservatórios, com funções múltiplas, possibilitariam com a regularização de vazões, o controle de enchentes, principalmente na região de Mogi das Cruzes, o uso agrícola e industrial e, principalmente o abastecimento público.

As barragens do rio Biritiba e do rio Paraitinga são as duas últimas que o DAEE está implantando na região das cabeceiras do Tietê, para as quais está sendo utilizado o financiamento do Governo Japonês através do JBIC, e fazem parte da fase 1 do Projeto de Despoluição da Bacia do rio Tietê. Com as obras civis concluídas, estão sendo finalizados os serviços de desmatamento nas áreas a serem inundadas.

Os reservatórios respectivos serão capazes de acumular quase 70 milhões de m³ de água das chuvas de verão, diminuindo o risco de enchentes que causam grandes prejuízos às áreas ribeirinhas do Tietê a montante de São Paulo, além de completarem o Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT).

Os reservatórios do Alto Tietê e as respectivas obras de interligação, estas já concluídas, integram o chamado Sistema Produtor Alto Tietê que, na sua configuração final, deverá disponibilizar até 15 mil litros de água por segundo para a Região Metropolitana de São Paulo, a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Taiaçupeba, localizada junto à barragem de mesmo nome.

Ocupando uma área de 6,6 quilômetros quadrados, o reservatório do rio Paraitinga, em Salesópolis, drenará uma área de 184 quilômetros quadrados, acumulando 35 milhões de m³ de água. A área de drenagem da barragem é de 184 quilômetros quadrados. Seu maciço é de terra com altura de 28 m, e comprimento de 380 m. Com vazão regularizada de 2,2 m³/s, no nível máximo inundará uma área de 266 alqueires. Fonte: Site do DAEE

Veja o vídeo sobre a Barragem de Ponte Nova - Salesópolis (SP)



VISITA DO SOS RIOS DO BRASIL AO
SISTEMA PRODUTOR DE ÁGUA DO ALTO TIETÊ


Prof. Jarmuth, na entrada de Salesópolis (SP) a terra das nascentes do Rio Tietê


Profª Terezinha Andrade, autora da maioria dessas fotos da visita


Portal de entrada de Salesópolis


Bela vista da barragem do Rio Paraitinga - estrada para Mogi das Cruzes


represa Rio Paraitinga (Salesópolis) na estrada até Ponte Nova


Obelisco que fica na Estrada Mogi das Cruzes-Salesópolis e indica a
estrada de entrada para a Barragem de Ponte Nova


A área da barragem abriga em suas terras uma grande colônia de férias do ADAEE


jardins e quadras esportivas da colonia de férias


bela alameda da entrada do alojamento da Colônia de férias do ADAEE


Professor nos jardins da barragem


Um dos reservatórios de água do (SPAT) Sistema Produtor do Alto Tietê.


Prof. Jarmuth junto aos sistemas de controle da liberação de água da barragem


A bela barragem que pouca gente conhece

Adicionar imagemA barragem de pedras para contenção das águas que abastecem SP e regulam
as enchentes na capital

Vista da parte central da represa de Ponte Nova, em Salesópolis



Vista do talude da barragem


Florestas: berço das águas! Sem florestas não há água, sem água não há vida!
(uma das diversas placas na subida do morro do radar)


Importante radar meteorológico que faz as previsões de tempo para RMSP


Radar meteorológico que informa sobre o clima em SP
Imagem geral da represa, vista do alto de radar


Prof. Jarmuth contempla a vista do alto do radar

Profª Terezinha no morro do radar e a bela vista da represa
I
FOTOS: Profª Terezinha Caldeira Tavares Andrade

PROXIMA VISITA: REPRESA DE IGARATÁ - Rodov. D. Pedro I

Nenhum comentário:

Postar um comentário