PRINCIPAIS PROJETOS E AÇÕES DA ONG MAE NATUREZATendo como missão a busca por modelos sustentáveis de desenvolvimento, que promovam e fortaleçam a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do planeta, apresentamos nossos principais projetos: | |||||||
Educando Sobre as Águas – O Projeto:
“Educando Sobre as Águas” é um programa de educação ambiental itinerante direcionado a alunos e professores da rede pública e particular do ensino fundamental. Utiliza como sala de aula uma “Unidade Móvel” (Ônibus) dotado com equipamentos didáticos lúdicos que permitem de forma diferenciada e dinâmica facilitar o entendimento e a conscientização das crianças, jovens e adultos em relação ao uso racional da água para uma gestão sustentável dos recursos hídricos. Iniciado em 2004 sem prazo para finalização, a ONG pretende até 2017 contemplar os 645 municípios do Estado de São Paulo e abri-lo a outros estados da União. Atualmente, aproximadamente 1.000.000 (um milhão) de alunos tiveram acesso ao projeto. Em 2007conquistou o premio “Brasil Ambiental” outorgado pela “Câmara de Comercio Americana” como um dos melhores projetos de educação ambiental itinerante do país.
OBJETIVOS GERAIS do PROJETO:
INICIO:
Fase I – Período: UGRHI 13 - Bacia Hidrográfica Tietê – Jacaré – Período: 2004 a 2006 Foram contemplados 34 municípios, atendendo 300 escolas e 170.000 alunos. Fase II – Período: 2007-2009 “Calha do Rio Tietê” – Da nascente a foz. Desenvolvido dentro de cinco importantes bacias hidrográficas, contemplou mais 25 municípios atendendo 215 escolas e 68.000 alunos. Fase III – Calha do Rio Tietê (complementação) e Bacia Tietê - Jacaré – Período: 2010 a 2012 – Atenderá 28 cidades, totalizando 68 municípios com 1.710 escolas e 690.245 alunos. Bacia Tietê – Jacaré (UGRHI – 13) (Suplementação) – Período (18 meses) 2010 a 2012 Novamente serão contemplados 34 municípios, 300 escolas e 170.000 alunos. Fase IV – Objetivo: Atender os 645 municípios do Estado de São Paulo – Período: 2013 a 2017
OUTROS MUNICIPIOS CONTEMPLADOS:
São Carlos – SP (2004-2005-2006-2007-2008) – Empresas: USP – UFISCAR – CBH-TJ Bauru – SP (2004-2005-2006-2007-2008 – 2009) – Empresas: CBH-TJ – DEE – Fórum Pró-Batalha – TV TEM Araraquara – SP (2005-2006) – Empresas: UNIARA – DAAE – CBH-TJ São Paulo – SP (2005-2006-2007) – Empresas: Fundação SOS Mata Atlântica – Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Núcleo União Pró Tietê Pompéia – SP (2009) – Empresa: Jacto Barretos – SP (2009) – Empresa: Festa do Peão de Boiadeiro (Independentes) Barra Bonita – SP (2009) – Empresa: SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto Bairro Campos Salles (B.Bonita) (2008-2009) – Empresa: Casa da Cultura e Cidadania (AES) Ibitinga – SP (2009) – Empresa: Feira do Bordado Jahu – SP (2005-2006-2007-2008-2009) – Empresas: FATEC – SANERJ – Sec. Meio Ambiente. Lençóis Pta. – SP (2006-2007-2008) – Empresas: SENAI – Secr. Meio Ambiente Piracicaba – SP (2006-2007) – Empresas: APTA – SENA - ESALQ Rio Claro – SP (2009) – Empresa: Fórum Corumbataí Clube Náutico Água Nova (São Manoel) (2009) – Empresa – Clube Náutico Agudos – Arealva – Areiópolis – Bocaina – Boracéia – Botucatu – Dourado – Macatuba – Pederneiras (2009) – Empresa: SABESP – OBS: Aberto ao publico – Publico alvo: 280.906
Conheça mais sobre o projeto: www.google.com.br (projeto educando sobre as águas)
| |||||||
Nota-se na educação contemporânea, a falta de motivação e de envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem. Evidencia-se portanto a necessidade de metodologias de ensino e aprendizagem que motivem professores a ensinarem e alunos a aprenderem.
A exploração e a sistematização de conhecimentos compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual dos estudantes, em diferentes momentos da aprendizagem e a valorização das relações no âmbito da vida e do ambiente para melhor situar o estudante em seu mundo, é de grande importância. Assim, objetiva-se por este projeto “investigar” a maneira pela qual o professor vê a possibilidade de usar o tema transversal “meio ambiente” no ensino de ciências e mais especificamente na abordagem dos órgãos dos sentidos, sendo associado a aulas de campo em ambientes naturais, em especial a um Parque Ecológico da cidade de Barra Bonita. Observação, entrevista e análise documental, com os professores, serão alguns dos métodos utilizados para coleta de dados e uma investigação preliminar. Os dados coletados serão avaliados pela técnica do grupo focal, já que essa possibilita identificar, analisar e entender a realidade que se passa no meio escolar entre professores da rede pública, utilizando indicadores internos e externos, construindo de forma participativa e valorizando a análise histórica, de experiências de outros momentos vividos entre eles ou por alguns deles no ambiente escolar. Portanto esse projeto visa, gerar uma metodologia de ensino como ferramenta complementar, para que os professores sintam segurança, prazer e motivação na atividade de educação em ciências. | |||||||
Devido as exigências impostas pelo mercado atual e ao aumento da preocupação em preservar o meio ambiente e os recursos naturais, cabe aos profissionais em agroindústria desenvolver e administrar ferramentas e estratégias que visem o desenvolvimento planejado e sustentável de seus meios de produção por meio da recuperação das áreas degradadas, de melhoramento das técnicas de produção e do manejo adequado do solo. Deste ponto de vista, a conservação e recuperação das matas ciliares dos cursos d’água de uma bacia hidrográfica são de extrema importância, já que tudo o que ocorre na área de drenagem desta bacia hidrográfica acaba influenciando a qualidade e quantidade de suas águas.
| |||||||
| |||||||
| |||||||
| |||||||
| |||||||
2002-Oficializa o “Dia do Rio Tietê: Após exaustiva campanha de sensibilização , a O N G escreve a “Carta do Rio Tietê”, entrega ao governador do estado que, decreta e oficializa o dia 22 de Setembro de cada ano, “O DIA DO RIO TIETÊ”. Data que corresponde a aquisição pelo governo, da área onde esta localizada sua nascente, no município de Salesópolis, posteriormente transformado no “Parque Estadual da Nascente”.
| |||||||
2001 – Expedição de interceptação: Foi montada uma verdadeira operação de guerra, com integrantes da O N G, que navegaram a bordo da embarcação Aventura II, numa viagem de 3 dias. Partindo de Barra Bonita indo até a cidade de Conchas, na tentativa de interceptar com uma rede, toneladas de lixo que descia pelo Rio Tietê, evitando que o mesmo atingisse o reservatório da Barragem de Barra Bonita e, conseqüentemente outros municípios. Ação que mais uma vez chamou a atenção da grande imprensa, gerando matéria no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão e, em outros meios de comunicação.
| |||||||
| |||||||
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
|
CLICAR PARA RETORNAR AO BLOG SOSRIOSBR
Nenhum comentário:
Postar um comentário