sexta-feira, 11 de junho de 2010

UM MILHÃO DE VISITAS: AINDA TEM GENTE INTERESSADA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS PARA SEUS FILHOS, NETOS E BISNETOS!

Até quando teremos água de qualidade, à disposição? (foto: pilandia.com.br)

Interessa também para você, que suas gerações futuras tenham boa água ?

Mais importante do que os números são as boas qualidades de nossos visitantes e colaboradores...

"Quem em Taubaté, que estudou no "Estadão", não se encantava com os Cadernos de Geografia da Profª Maria Morgado? Foram nas pesquisas e buscas de fotos/reportagens que comecei a conhecer a bela malha hidrográfica do Brasil. Depois na Universidade, a paixão aumentou com os ensinamentos do grande Mestre Dr. Aziz Ab'Saber."


Muito mais que uma vitória do Prof. Jarmuth, dos seus amigos e colaboradores, dos 570 fiéis seguidores/divulgadores diários, atingir a expressiva marca de 1.000.000 de visitas a um Blog ambiental, com mais de 4.700 postagens é uma grande vitória dos rios e mares do Brasil!

Uma vitória dos nossos recursos hídricos tão maltratados, desprezados, poluídos e contaminados por esgotos domésticos, industriais, lançados “in natura” nos cursos d'água, nos lagos e mananciais, nas praias do imenso litoral brasileiro...

O INÍCIO DO BLOG
Quando estudante aprendi a com minha saudosa Profª Maria Morgado (de geografia) e Profº Miguelão (de história, um pescador inveterado) a amar o nosso precioso rio Paraíba do Sul, que corta as várzeas taubateanas, decantadas pelo Monteiro Lobato em muitos de seus livros.Os memoráveis pic-nics, as pescarias, os banhos e passeios de barco nas águas límpidas do velho Paraíba, os passeios de bicicleta até a Festa de São Bom Jesus, em Tremembé, devem ter feito nascer minha paixão pelos nossos rios!
Quem em Taubaté, que estudou no "Estadão", não se encantava com os Cadernos de Geografia da Profª Maria Morgado? Foram nas pesquisas e buscas de fotos/reportagens que comecei a conhecer a bela malha hidrográfica do Brasil. Depois na Universidade, a paixão aumentou com os ensinamentos do grande Mestre Dr. Aziz Ab'Saber.

Quando me aposentei como professor, iniciei em 2008 as postagens neste Blog e desejava tão somente transmitir um pouco de minhas experiências de educador e ambientalista que lutava junto às comunidades da Mantiqueira na defesa de seus recursos naturais, principalmente os seus tão importantes recursos hídricos e nossa luta até criar ali o CBH da Serra da Mantiqueira.

Sempre procuramos destacar, neste período, as “atitudes proativas” de ONGs, OSCIPs, associações de bairros, comitês de bacias hidrográficas, grupos comunitários religiosos, clubes de serviço, escolas e universidades e outras instituições que estão preocupadas com a recuperação e revitalização dos rios e mares do Brasil.


ATITUDES PROATIVAS
Ao longo dessas mais de 4.700 postagens efetuadas no Blog, a maior ênfase foi valorizar, destacar e mostrar todos aqueles que, ATRAVEŚ DE ATITUDES PROATIVS, de alguma forma estão “fazendo a sua parte” e assim, “fazendo a diferença” na preservação de nosso líquido precioso, vital para a vida no planeta, hoje e para nossas gerações futuras.

É inadimissivel aceitar que em nossas comunidades, nossas cidades e bacias hidrográficas os cursos d'água de superfície e subterrâneas, os lagos e mananciais, as praias de nosso litoral continuem impunemente a ser poluídas todos os dias por lixo, xorume, esgotos (domésticos e industriais), produtos químicos, resíduos industriais, agrotóxicos, mercúrio de minerações e toda sorte de impurezas que alteram a qualidade de suas águas.

Também não podemos aceitar a destruição de nossas florestas e matas ciliares que protegem nossos cursos d'água e toda a sua fauna aquática; não podemos permitir os cortes e movimentos de terra que provocam assoreamento dos seus leitos; não devemos ficar indiferentes aos lixões, depósitos irregulares de resíduos sólidos, sacos plasticos, garrafas PETs abandonados nas ruas e terrenos baldios, que acabam nos fundos de vale de nossas comunidades.

A invasão das várzeas e margens com palafitas e moradias improvisadas pelos mais necessitados, muitas das vezes incentivados por maus políticos governantes ou por falta de políticas publicas eficientes de habitação nos municípios, provocam aspecto desagradável, baixa condição de vida, poluição, doenças de origem hídricas, proliferação de ratos, pernilongos, mosquito da dengue, além de inundações, enchentes, deslizamentos e tragédias, com muitas perdas materiais e também de preciosas vidas humanas.

Digamos não ao aviltamento dos recursos hídricos de nossas comunidades.
Protestemos e exijamos providências dos políticos insensíveis e incompetentes que não obedecem as Leis ambientais e não investem adequadamente em saneamento básico, contemplando asfaltos, paisagismos, praças, monumentos, estádios, “pão e circo”, em detrimento da qualidade de vida de suas populações.

Se faz necessário também nossa participação, promoção e divulgação de todas as boas atitudes proativas visando o USO RACIONAL DA ÁGUA (economia, uso inteligente, diminuição de perdas, reuso, etc) tanto no micro (nossas casas, apartamentos, local de trabalho) como no macro (condomínios, escolas, hospitais, igrejas, grandes empresas, concessionárias e autarquias de água e esgoto), procurando envolver mídias de alcance popular.






O QUE PROCURAMOS FAZER
O Blog SOS Rios do Brasil contemplou ao longo deste tempo de existência as orientações de educação ambiental através de 21 temas de PESQUISA ESCOLAR SOBRE RECURSOS HÍDRICOS, ampla divulgação de projetos, campanhas, cursos, seminários, congressos, oficinas, petições e abaixo-assinados, etc., promovendo e incentivando a conscientização comunitária, as crianças e jovens educandos, em temas de importância para a preservação e valorização de nossas águas.


O incentivo ao TURISMO ECOLÓGICO, visitação e expedições aos rios, represas, complexos hidroelétricos, hidrovias, cachoeiras, lagos e às belas praias brasileiras também foram e continuam sendo destaque através de nossas postagens, apresentações de slides, vídeos no "RIOS TUBE", galerias de fotos e destaques dos campeonatos e competições dos esportes aquáticos (fluviais e marítimos) em geral.

TEORIA X PRÁTICA NAS UNIVERSIDADES
Procuramos também destacar as tímidas iniciativas práticas de nossas Universidades, Faculdades e Centros de Pesquisas em Recursos Hídricos, que são pródigos em teorias, projetos, planejamentos, estudos profundos, planos, produção de maravilhosas e mirabolantes teses de Mestrado, Pós-Graduação, Doutorado, Pós-doutorado, além de milhares de trabalhos teóricos anuais dos TCCs (muitos copiados da Internet), mas que infelizmente nem 10% de toda essa produção se torna realidade e ajudam nossos recursos hídricos, melhorando a qualidade de vida de nossa gente desprovida de saneamento básico.
NOSSA REALIDADE


No início a gente contava na produção do Blog e nos planejamentos, com a jornalista ambiental Sonia Cardoso, a estagiária de engenharia ambiental Flávia Torres e o estagiário de Webdesigner Alan, mas a falta de patrocínios fez as equipes e os projetos tomarem outros rumos.


Agradecemos aos amigos e incentivadores Profª Malu Alencar, Profª Amyra El Khalili, Engº Agrº Alexandre Gonçalves da Silva, publicitário Rubens Catapreta Fº, escritor Vilmar Berna, Analista e empresário Matheus Tavares e atualmente o Advogado Dr. Nacir Sales (Dr. Negociação) pelas tentativas em conseguir patrocínios para nosso sonhado "Portal", organização do Instituto SOS Rios do Brasil, lançamento do Projeto "AGUABRAS" nas comunidades ribeirinhas, com seus Concursos Nacionais de Fotografias, Revista dos Rios, Cada Rio Um Blog, Quem é Quem nos Recursos Hídricos, Biblioteca de Teses e TCCs, Tira-Dúvidas Online, etc, entre outras.


Parece-nos que "salvar rios" interessa somente para educadores, pesquisadores e ambientalistas, justamente os que têm menos dinheiro e verbas disponíveis. Temos esperança que até atingirmos os "DOIS MILHÕES" de visitas interessadas nos recursos hídricos do Brasil a gente consiga condições de montar a equipe necessária tocar o Blog e os projetos elaborados, pagar os seus custos e atualizar nosso "equipamento jurássico": um micro Positivo Celeron de 512 MHz, com vaga memória, impressora HP 692 C, pendrive de 2G e tímida conexão de banda larga, que compõem nossa redação e fazem milagres.

Um trabalho voluntário e livre, sem patrocínios, doações ou apoios financeiros, sem "rabo-preso" com autarquias, concessionárias, comitês e agências de bacias hidrográficas ou instituições governamentais e sem "passar o chapéu pedindo doaçõs", numa linguagem leiga, simples, a mais clara e pedagógica possível, procuramos passar nossa mensagem objetiva, obtendo assim uma grande INTERATIVIDADE com nossos internautas visitantes interessados em recursos hídricos, que recebem a mais variada gama de informações publicadas na mídia e por nós pesquisadas e selecionadas


ÓTIMA INTERATIVIDADE E RESULTADOS
Sempre procuramos atender os e-mails, apelos, denúncias e sugestões enviados ou postados nos comentários das postagens, obtendo assim confiabilidade, reciprocidade, valiosas colaborações e parcerias de primeira linha ! A participação em vários fóruns ambientais, debatendo e divulgando assuntos relativos aos recursos hídricos e educação ambiental têm também ajudado na divulgação do Blog e das ações comunitárias que destacamos.

Finalmente, agradecendo a todos nossos internautas visitantes, seguidores/divulgadores, colaboradores pela importante marca de 1.000.000 de visitas ao Blog fazemos questão de listar mais uma vez todas as comunidades que conseguimos detetar que estão agindo em defesa de seus rios e praias e com as quais temos mantido algum contato, trocado experiências, fornecido informações, divulgado fotos e releases, destacando-as como exemplos para que outras bacias hidrográficas e comunidades ribeirinhas tomem ATITUDES PROATIVAS como estes estão fazendo, nos dias atuais.



ELES ESTÃO SALVANDO E CUIDANDO DOS RIOS DE SUAS COMUNIDADES:

SOS ARROIO VIEIRA - PROJETO DE RENATURALIZAÇÃO DO ARROIO VIEIRA - RIO GRANDE (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário